top of page

Natureza que combate a ansiedade!

Comumente já vivíamos, até bem pouco tempo, num ritmo que se havia tornado “naturalmente” acelerado. O objetivo: a busca desenfreada e gerada pela crença (ilusória) de que o acúmulo de bens materiais teria o poder de nos garantir segurança e imunidade contra as dores do mundo. Tal ritmo, por si, já abria um enorme espaço para que o desequilíbrio se instalasse e, com ele, sequencialmente, a exaustão física, mental e emocional.

Agora, muitas pessoas chegam até mim se queixando de ansiedade. O momento que vivemos é propício para o despertar de tal sentimento. Estamos com a nossa “normalidade desconfigurada”, inseguros e instáveis. Mas, não podemos nos esquecer que todo evento não se forma do nada. O desequilíbrio citado no início – sem dúvida agravado pelas atuais circunstâncias – já vinha alterando nosso organismo, nos tornando mais vulneráveis e suscetíveis a uma infinidade de patologias que desafia a ciência.

Diante do enfrentamento global criado pela pandemia, obrigatoriamente fomos transportados para o mundo virtual que, ao menos em tese, tem nos garantido a sobrevivência. Mas podemos mais do que isso! Focar nossa perspectiva apenas no presente é apequenarmo-nos. Somos capazes de muito mais.

Revendo a forma auto destrutiva em que vivíamos e juntando os transtornos da atualidade, necessariamente temos que reconhecer que o modelo que cultuávamos não nos garantiu e nem garante coisa alguma.

Agora é o momento de mudar, expandir nossa consciência, entrar naquela introspecção que nos permitirá a volta ao equilíbrio porque, sem dúvida, haverá um amanhã, haverá uma volta ao mundo tangível. Haverá luta e toda luta, requer preparo.

É hora de aprimoramento! É hora de reconectarmo-nos a nós mesmos!

A milenar prática da aromaterapia e fitoterapia – através de seus poderosos e variados óleos essenciais e plantas medicinais – é o presente com que a natureza nos brindou para a retomada desse processo de reequilíbrio e força.

Atenção!

Tem –se a idéia de que o que é natural, não causam danos a saúde. Mas isso não é verdade.

As plantas descritas nesse texto tem drogas ativas, a diferença é de que não são sintetizadas. Não as use sem orientação de um fitoterapeuta.

Já os óleos essenciais são extratos puros das plantas, muito concentrados. A superdosagem pode causar e intoxicação. Alguns óleos citados acima podem agredir a pele e causar problemas em gestantes, lactantes e idosos. Siga a orientação de um aromaterapeuta!

Óleos essenciais:

· Cipreste

Nome científico: Cupressus sempervirens

Extração: Destilação a vapor de folhas e galhos

Propriedades físicas: Anti-inflamatório e fungicida, indicado para feridas, hematomas, acne e até hemorroidas. É emulsificante de gordura, por isso é muito utilizado para massagens estéticas.

Propriedades emocionais: Sedativo, indicado para irritabilidade, nervosismo e ansiedade. Libertação do que é supérfluo e desapego do que não serve mais. Traz sensação de paz em meio aos desafios. Purificante para quem guarda ressentimentos antigos. É o óleo da resiliência. Promove movimento, flexibilidade, paz interior, libertação de padrões e transformação.

· Espruce negro

Nome científico: Picea mariana

Extração: destilação a vapor das folhas

Propriedades físicas: Auxilia no tratamento de gripes, resfriados e amigdalites. Clareia manchas escuras na pele. É anti fungico e bactericida. Fortalece o sistema imunológico.

Propriedades emocionais: É ideal para períodos de reflexão e de mudanças de comportamento. Diminui a agressividade, aporta capacidade de doação, desapego e perdão. Relaxa o sistema nervoso e diminui a ansiedade.

· Laranja doce

Nome científico: Citrus aurantium dulcis

Extração: Prensagem a frio da casca

Propriedades físicas: É relaxante muscular leve. Combate celulite e gordura localizada. Reforça o sistema imunológico. Estimula circulação, elimina a retenção de líquidos.

Propriedades emocionais: Auxilia em casos de desânimo, tristeza e melancolia. Reduz a ansiedade, depressão, estresse e tensão. Trabalha a criatividade, promove coragem e elimina preocupações. Tem ação de libertar, estimular e ensinar.

· Lavanda francesa

Nome científico: Lavandula angustifólia

Extração: Destilação das flores frescas

Propriedades físicas: Cicatrizante e anti-inflamatório, é usado para regenerar a pele, trata acne, micose, combate dermatites, furúnculos, alergias, eczemas. Por ser cicatrizante também trata queimaduras, estrias e queloides. Analgésico. Ameniza assaduras e reações a picadas de insetos.

Propriedades emocionais: Para momentos de tensão e estresse. Usado em casos de insônia, impaciência, preocupação, medos e estados de choque. Regula o sono. Remove indecisões e conflitos emocionais, proporciona leveza, acalma estados conturbados.

· May Chang (Litsea cubeba)

Nome científico: Litsea cubeba

Extração: Destilação a vapor dos frutos

Propriedades físicas: Analgésico e relaxante muscular, muito utilizado em casos de fibromialgia. Auxilia na digestão. Antibacteriano, antiviral, antifúngico.

Propriedades emocionais: Calmante e harmonizador, é eficaz para distúrbios do sono, irritação e depressão.

É especialmente indicado para casos de fobia social, instabilidade emocional, síndrome do pânico, hiperatividade, dispersão mental, ansiedade e estresse em estágio agravado.

Traz alegria e leveza de espírito. Elimina a necessidade de perfeccionismo e o espírito de competição. Equilibrador mental e emocional.

Patchouli

Ylang ylang

· Manjerona

Nome científico: Origanum majorana

Extração: Destilação a vapor das folhas

Propriedades físicas: Acalma a coceira de alergias e picadas de inseto. Combate piolho e sarna em humanos. Hipotensor, ajuda a controlar a pressão alta. É antifúngico e bactericida de amplo espectro.

Propriedades emocionais*: Forte sedativo, usado em casos de distúrbio do sono, stress, irritabilidade, compulsão, hiperatividade, dispersão mental, situações de choque, trauma ou angústia. Trabalha o ciúme, sentimento de posse e obsessão. Auxilia em casos de vitimização, dificuldade para resolver conflitos.

· Bergamota

Nome científico: Citrus bergamia

Extração: Prensagem a frio das cascas

Propriedades físicas: Cicatrizante e anti-inflamatório, eficiente para tratamento de psoríase. Imunoestimulante.

Ajuda a combater desequilíbrios de várias ordens.

Propriedades emocionais: Poderoso ansiolítico. Promove otimismo, poder pessoal e auto-confiança. Promove otimismo, poder pessoal, autoconfiança e autovalorização. Especial para momentos em que nos sentimos vulneráveis. Equilibrador de apetite, auxilia em casos de dependências e vícios. Promove otimismo e ânimo. Estimula coragem e confiança, eliminando medos em geral. Dissipa a raiva, ressentimento e ciúme

Fitoterapicos:

· Piper methysticum (kava-kava)

Parte utilizada: rizomas

É indicado para o tratamento sintomático de estágios leves a moderados de ansiedade e insônia, em cuto prazo (Utilizar por no máximo 2 meses).

Tem efetito sedativo no sistema nervoso central.

Definição segundo Wikipédia:

“Piper methysticum, também conhecida como Kava é o nome de uma planta natural das ilhas do Oceano Pacífico, amplamente comercializada como medicamento. Kava-Kava, Kava ou Cava que significa amargo ou azêdo nas línguas da Oceania: ‘awa (Havai), ava (Samoa), yaqona (Fiji), and sakau (Pohnpei/ Micronésia) é uma raiz da qual se prepara uma bebida de uso ritual comum aos povos do sul da Melanésia e Polinésia.”

Segundo alguns estudos realizados na Alemanha, em 1990, o uso de kava-kava foi aprovado para o tratamento da ansiedade e distúrbios nervosos como estresse ou cansaço.

Através de estudos clínicos recentes ficou esclarecido que o kava-kava é relativamente seguro, pois, não causa dependência química e é um ansiolítico efetivo. Enquanto os ansiolíticos sintéticos causam letargia e confusão mental, kava-kava é responsável pelo aumento na concentração, memória e reflexos das pessoas que apresentam ansiedade.

· Valeriana officianalis

Parte utilizada: Raizes

Definição segundo Wikipédia:

“Valeriana (Valeriana officinalis, Caprifoliaceae) é uma planta perene com flor, com racemos de flores brancas ou rosadas com odor doce que florescem nos meses de verão. O gênero Valeriana é o que possui mais variedades na família, encontra-se amplamente distribuído nas zonas temperadas do hemisfério norte, África e América do Sul.”

Se gundo pesquisa citada no Portal Anvisa, A melhora na qualidade do sono foi demonstrada em um estudo randomizado, controlado por placebo, multicêntrico, envolvendo 121 pacientes. Os pacientes receberam 600 mg de um extrato etanólico a 70% da raiz de V. officinalis padronizado em 0,4 a 0,6% de ácido valerênico (n = 61) ou placebo (n = 60) uma hora antes de dormir por 28 noites consecutivas. Os pacientes responderam dois questionários sobre a qualidade do sono, um que media a depressão/escala do humor e outro com avaliação clínica global. 66% dos pacientes que utilizaram a V. officinalis tiveram um efeito terapêutico bom ou muito bom ao final do tratamento, comparado a 29% igualmente positivos do placebo (PDR, 2000).

Indicado para insônia leve, é sedativo e ansiolítico.

· Passiflora incarnata (Maracujá)

Parte utilizada: Folhas

Definição segundo Wikipédia:

Passiflora incarnata, também conhecida como flor-da-paixão, é uma planta perene, trepadeira de crescimento rápido, da família do maracujá, nativa da América do Norte.

A Passiflora incarnata era usada pelos indíos norte-americanos para o tratamento de insônia, ansiedade e hipertensão.

Apesar dos efeitos psicoativos da planta serem bem documentados sua ação farmacológica ainda não é totalmente compreendida. No entanto, estudos sugerem que os alcaloides presentes na planta (como a crisina e a vitexina) possuem ação agonista nos receptores de GABA do cérebro humano, de forma semelhante às benzodiazepinas.

· Matricaria recutita (Camomila)

Parte utilizada: Capítulos florais

Definição segundo Wikipédia:

A camomila, camomila-vulgar, camomila-alemã, camomila ou camomila-dos-alemães (Chamomilla recutita) é uma planta da família Asteraceae. Há indícios de que sua concentração de terpenóides e flavonoides contribua para suas propriedades medicinais. No Brasil, a camomila é uma das ervas mais popularmente utilizadas na medicina alternativa visando o tratamento ou prevenção de males como rinite alérgica, inflamações, espasmos musculares, distúrbios menstruais, insônia, úlceras, lesões, distúrbios intestinais, reumatismo e hemorroidas. O óleo essencial feito a partir das flores da camomila também possui fins cosméticos e aromaterápicos.

No contexto dos tratamentos ansiolíticos, observa-se em estudos, que a Matricaria recutita tem destaque relevante, apresentando resultados satisfatórios no controle da ansiedade, bem como na redução dos sintomas depressivos, além de chamar a atenção por sua baixa toxicidade

Indicado para insônia, ansiedade e depressão leve.

Alguns estudos que relacionados ao uso dos fitoterápicos:

1- As plantas utilizadas nestes estudos foram: Piper methysticum (kava-kava), Passiflora incarnata, Valeriana officinalis, Ginkgo biloba, Galphimia glauca e Matricaria recutita (camomila). Embora a metodologia entre os trabalhos apresente algumas diferenças, todos os estudos descritos a seguir foram comparativos, duplo-cegos, randomizados e empregaram a EAH (às vezes associada a outras escalas) na avaliação da sintomatologia ansiosa.

2- A Passiflora incarnata é eficaz contra a insônia por deixar o indivíduo mais relaxado e mais propenso a dormir com maior tranqüilidade, porém, por ter algumas interações com fármacos alopáticos e outros problemas de saúde, devem existir precauções com o seu uso. Assim, a população deve ser orientada devidamente por profissionais qualificados a fim de levar à eficácia total da planta para o tratamento.

3- ASPECTOS FARMACOLÓGICOS DA Matricaria Recutita (CAMOMILA) NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA E SINTOMAS DEPRESSIVOS.

92 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Recomeços

2 comentarios


É muita riqueza a aromaterapia. Obrigada por reunir tenho conhecimento prático pra gente :)

Me gusta

Boa noite! Estou conhecendo a aromaterapia agora, estou encantada. Quais são os profissionais indicados para eu procurar?

Me gusta
bottom of page