top of page

Porque usar sabonetes naturais?

Atualizado: 27 de mar. de 2021

Os sabonetes naturais possuem diferenças relevantes quando comparados aos sabonetes industriais.

A produção de um sabonete natural tem início com a seleção de óleos vegetais e manteigas vegetais. Eles são rigorosamente equilibrados em uma fórmula personalizada para determinado fim terapêutico ou qualquer outro resultado que se espera para um determinado sabonete (adstringente, hidratante, antisséptico, etc...). Soma-se a esse processo, a água e o hidróxido de sódio (puro) e há o que chamamos de “saponificação”, que nada mais é que o resultado da alquimia: o seu sabonete natural.

Antes que pareça assustador a adição de hidróxido de sódio (soda) vale a observação de que é uma quantidade balanceada, suficiente apenas para realizar essa transformação de óleos e água em sabonetes. Essa “soda” é neutralizada durante o processo de produção e cura, deixando lugar apenas para os benefícios.

Não devemos esquecer que os produtos industrializados são cheios de conservantes, corantes artificiais, essências sintéticas, derivados do petróleo (matérias primas cancerígenas) que degradam o meio ambiente, já os sabonetes naturais não.

Portanto, o uso de um sabonete natural artesanal e vegano vai além do senso comum e da vaidade. É uma escolha de vida saudável e sustentável.

Existem inúmeros benefícios terapêuticos, notados ao fazer uso dos sabonetes naturais, pois os sabonetes naturais limpam sem retirar a hidratação natural da sua pele, ainda que ela seja sensível. É muito eficiente em problemas dermatológicos, pois além de não agredir, também ajuda a tratar vários problemas de pele como: dermatites, psoríase, queimaduras e alergias a sulfatos dentre outros.

A nossa pele é o maior, ou seja, mais extenso órgão do corpo humano e por isso, é uma questão de saúde cuidar do que será absorvido através dela.

Os sabonetes naturais são ricos em glicerina (natural da reação química no processo de saponificação), por isso protegem e nutrem a sua pele.

Completamente diferente dos sabonetes glicerinados que encontramos nas gôndolas de supermercados. (Os sabonetes industriais, durante a fabricação sofrem a retirada de toda a sua glicerina, que é utilizada para outros fins, por isso algumas pessoas têm uma sensação de pele extremamente seca e rachada após o banho). Já reparou que após um tempo, os sabonetes industriais ressecam e racham na sua saboneteira? Pois é, isso não ocorre com os sabonetes naturais, que são naturalmente mais cremosos, já que toda essa glicerina é mantida.

E se torna mais interessante, ainda, quando são perfumados através da adição de Óleos Essenciais. Fica um aroma mais suave. Os óleos essenciais são a essência das plantas; por conter quimicamente uma alta concentração do ativo das plantas. Além de perfumar, auxiliam terapeuticamente a pele e cabelos. Atuam suavemente através do olfato, ativando todo o sistema límbico do seu organismo. Diversos estudos já comprovaram a influência dos Óleos Essências no estado emocional.

Vale lembrar que os óleos essenciais possuem moléculas extremamente voláteis. Isso significa que ele evapora com facilidade (principalmente porque não há uso de quaisquer fixadores sintéticos). Portanto, use o seu sabonete natural enquanto eles estão latentes, não os guarde por muito tempo, não demore para usar, aproveite todos os benefícios que esses óleos essenciais, aliados com os óleos vegetais e manteigas vegetais podem proporcionar durante o banho.

Os sabonetes naturais não poluem o meio ambiente. Eles são completamente integrados com o que chamamos de cosmética verde. São amigos da natureza por serem biodegradáveis. Não causa qualquer efeito danoso à vida marinha. Além disso pode e deve ser usados por crianças, idosos e até nos animais de estimação.




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page